Pular para o conteúdo principal

A PORCA TORCEU O RABO


 Vigilância Sanitária de Missal autua estabelecimento clandestino de embutidos e produtos cárneos


Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária de Missal e apoio do Serviço de Inspeção Municipal, fiscalização Municipal e da Polícia Civil, autuaram um estabelecimento clandestino na tarde de quarta-feira, 06 de abril. No local, foi verificada uma fábrica clandestina com produção de embutidos e derivados cárneos. 


O responsável pelo estabelecimento foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e as infrações na esfera criminal estão sendo apuradas por órgãos competentes. 


Por parte do município de Missal foi emitido o auto de infração, de acordo com o código de postura do município, que prevê a apreensão, inutilização dos produtos e multa. O local não possui registro no serviço de inspeção e foi trancado. 


Como ocorreu a ação?


O setor de Vigilância Sanitária de Missal recebeu denúncia por meio do Ministério Público de um local que estaria abatendo animais e utilizando carnes imprópria para a fabricação de embutidos.


Os órgãos competentes foram verificar o local objeto da denúncia, onde ficou constatado a veracidade do que havia sido relatado. O produto foi apreendido e descartado. 


Foram inutilizados 850 kg de produtos cárneos, entre eles carcaça de suíno, cortes cárneos de suíno, algumas peças cárneas de bovino, salames, morcela, peles suínas, torresmo, pururuca, miúdos (língua, coração) e toucinho. 


Na ocasião foi despejada água sanitária e desinfetante sobre os produtos e enterrado em valeta no aterro sanitário municipal.


O proprietário não conseguiu comprovar a procedência de todos os produtos, podendo ser verificado que diversos pedaços estavam impróprios para consumo. A situação era perceptível visualmente. Inclusive, os relatos apontam que o ambiente era bem insalubre, com muitas moscas.


Riscos à Saúde


A ingestão de produtos obtidos sem a devida inspeção sanitária, principalmente as carnes clandestinas, pode causar intoxicações alimentares e ser veículo de zoonoses, ou seja, doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos. Entre estas estão a teníase, a cisticercose, a tuberculose, a brucelose, botulismo e a toxoplasmose, todas patologias graves e que podem levar à morte.


Os consumidores devem se atentar ao rótulo do produto, principalmente os de origem animal devem conter na embalagem o carimbo do Serviço de Inspeção, que pode ser: Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM). É a garantia de que o alimento foi produzido de acordo com as normas higiênicas e sanitárias.


Vale ressaltar que a carne clandestina é um grande risco a saúde da população e o consumidor tem um papel muito importante ao denunciar esse tipo de prática. Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelos fones (45) 3244-8066 ou ainda 0800 646 6056.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ITP: TRAGÉDIA EVITADA NA PRAIA DE JACUTINGA

A praia de linha Jacutinga, no lago de Itaipu, reconhecida por sua beleza e popularidade, está enfrentando graves problemas devido à negligência dos órgãos responsáveis. Mesmo sendo uma das praias mais movimentadas da região oeste, não há presença de bombeiro civil para orientar ou proteger os banhistas.  Em pleno mês de outubro, a ausência desse serviço básico quase resultou em tragédia: ne sábado um rapaz quase morreu afogado, sendo salvo apenas pela ação rápida de outro frequentador. Esse tipo de situação revolta a população local, pois a presença de profissionais treinados, como bombeiros civis ou guarda-vidas, é essencial tanto para prevenir acidentes quanto para garantir atendimento imediato em emergências.  Orientação, fiscalização e o monitoramento do uso seguro da água deveriam ser responsabilidades prioritárias dos administradores públicos, especialmente em locais de grande circulação de famílias e jovens. A comunidade tem razão ao exigir a presença constante de bomb...

SMI: Neta do Prefeito Tem Isenção Aprovada em Concurso da Guarda Municipal

Neta do Prefeito Tem Isenção Aprovada em Concurso da Guarda Municipal São Miguel do Iguaçu — Um nome chamou atenção na lista preliminar de isenção da taxa de inscrição para o concurso da Guarda Municipal: Adrielly Motta de Oliveira, neta do atual prefeito da cidade. O documento oficial divulgado pela Prefeitura mostra que o pedido foi *deferido*, ou seja, aceito, com base no critério de hipossuficiência. A isenção foi concedida com base em autodeclaração de baixa renda, respaldada por dados do Cadastro Único (CadÚnico). Contudo, o fato de ser parente direta do chefe do Executivo municipal levanta questionamentos entre moradores e concorrentes, principalmente sobre os critérios adotados e a imparcialidade no processo seletivo. Embora o direito à isenção seja previsto para pessoas em situação de vulnerabilidade, a presença do nome da neta do prefeito na lista provocou reações nas redes sociais e reforçou cobranças por mais transparência. A administração municipal ainda não se pronunciou ...

Acidente deixa vítima ferida em Itaipulândia

Retornando do trabalho mulher sofre acidente com sua moto Na tarde desta quinta-feira (7), um acidente de trânsito mobilizou o atendimento do SAMU e a Polícia Militar em Itaipulândia.  A vítima, ainda não identificada, recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada para atendimento médico. A Polícia Militar esteve presente para controlar o trânsito e registrar a ocorrência. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas. Pedimos atenção redobrada aos motoristas que trafegam pela região. ---