João Kasmizark, que também fez parte da comissão de emancipação de Itaipulândia, fez um vídeo da sacada da sua residência a mostrar possivelmente o maior pé de mandioca do Paraná.
O pé foi plantado por seu vizinho senhor Hélio, e tem mais de 7 metros de altura, e cresce de forma discreta junto a uma árvore frutífera.
Já o maior pé de mandioca do Brasil se encontra, em Rio Branco, uma muda de mandioca, da espécie 'manteiga', que cresceu mais de oito metros.
No livro dos recordes, o Guinness Book, o maior pé de mandioca registrado no livro tem pouco mais de nove metros.
O especialista em cultivo da mandioca da Embrapa do Acre, Amauri Siviero, explicou que normalmente as espécies de mandioca encontradas em mercados e consumidas pela população não crescem dessa maneira e costumam chegar a pouco mais de dois metros.
Segundo o especialista, o crescimento anormal pode ser justificado pelos cuidados que o morador tem com a planta. "É uma planta perene, nós é que temos o costume de cortar todo ano para consumir a raiz. Se a pessoa não cortar, a planta não tiver nenhuma doença, e for um lugar que ela ache boas condições para se desenvolver, isso pode acontecer. Não vai chegar a 50 metros como uma castanheira, mas pode crescer bastante", diz.
Veja o vídeo: 👇👇👇👇👇👇

Comentários
Postar um comentário