Pular para o conteúdo principal

BOLSONARO TEM PRISÃO DECRETADA POR MORAES

 


Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro e acende nova chama de tensão no Brasil


Brasília – Em mais um capítulo da perseguição judicial que marcou os últimos anos da política brasileira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão, tomada sob a justificativa de “descumprimento de medidas cautelares”, gerou imediata reação no cenário político e acendeu protestos de norte a sul do país.


A Polícia Federal amanheceu na casa do ex-presidente, cumprindo mandados de busca e apreensão. O clima foi tenso. Agentes revistaram cômodos, recolheram documentos, eletrônicos e outros materiais. Bolsonaro, agora sob monitoramento por tornozeleira eletrônica, está proibido de sair de casa das 19h às 7h em dias úteis e de forma integral aos fins de semana e feriados. Também não pode se aproximar de embaixadas, nem manter contato com diplomatas, políticos investigados ou qualquer pessoa que possa, segundo Moraes, “violar a ordem judicial”.


Além disso, a decisão reforça a proibição do uso de redes sociais, mesmo por intermédio de familiares ou aliados. Moraes alegou que Bolsonaro estaria se manifestando de forma indireta, incentivando críticas ao STF e apoiando declarações consideradas “ataques ao Estado de Direito”.


Um cerco sem precedentes


Desde que deixou a Presidência, Bolsonaro acumula medidas judiciais que, segundo apoiadores, configuram um regime de exceção. Para seus adversários, trata-se de “justiça sendo feita”. Mas o fato é que a prisão domiciliar de um ex-chefe de Estado, sem condenação definitiva e por suposta quebra de restrições políticas, é um ato raríssimo na história do Brasil.


Analistas alertam que a medida pode aprofundar a polarização. “Essa decisão não é apenas jurídica. É política, simbólica e altamente inflamável. Bolsonaro ainda é a maior liderança da oposição. Confiná-lo em casa é, para milhões, um gesto de intimidação contra todos que pensam como ele”, afirmou um cientista político ouvido pela nossa reportagem.


Reação imediata


No dia 3 de agosto, um dia antes da ordem de prisão domiciliar, milhares de manifestantes já haviam tomado ruas e praças em todo o país, denunciando a perseguição judicial e pedindo anistia para Bolsonaro e seus aliados. Após o anúncio da medida, os protestos ganharam novo fôlego e começaram a se articular novas mobilizações para os próximos dias.


No exterior, os Estados Unidos — que já haviam sancionado Alexandre de Moraes por violações de direitos humanos e censura — acompanham de perto os desdobramentos. As sanções incluem restrições de visto e bloqueio de ativos de Moraes e de outras autoridades brasileiras.


O silêncio que fala


Bolsonaro, até o fechamento desta matéria, manteve-se em silêncio público, cumprindo as restrições impostas. Mas para seus apoiadores, o silêncio é eloquente. “Ele não precisa falar. A imagem dele calado, preso dentro de casa, já é o grito mais alto contra essa injustiça”, disse uma apoiadora em manifestação em São Paulo.


A decisão de Moraes, para uns, é a aplicação estrita da lei. Para outros, é mais uma queda simbólica na via crucis política de Bolsonaro — um caminho que já inclui inelegibilidade, censura e humilhações públicas.


O Brasil, mais uma vez, entra em semana decisiva, com a democracia sendo debatida nas ruas, nos tribunais e nas redes — estas, agora, fora do alcance direto do seu personagem mais polêmico.















grande promoção👇👇👇 



Já pensou entrar na universidade? 

Sim, é possível! Tudo isso de forma simples, econômica e muito fácil.

ACESSE O LINK E SAIBA MAIS👇👇👇

https://estacio.br/selecao?cod_agente=14369444&u=537419&end=1

GARANTA LOGO SUA OPORTUNIDADE EM UMA DAS MELHORES FACULDADES DO BRASIL.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO AMADOR MOSTRA DIMENSÕES DA TRAGÉDIA

No início do vídeo é possível visualizar um motociclista que caiu ao chegar ao local. Depois várias imagens fortes.  https://canal-viver.blogspot.com/2024/11/acidente-foi-violento-onibus-tomba-e.html

JET-SKI: ACIDENTE FATAL NA PRAIA DE JACUTINGA

  Relato de um acidente no pier do balneário Jacutinga envolvendo um jet-ski e um banhista que infelizmente veio a óbito. Brevemente mais informações. 

TIROS E DISCUSSÃO: BRIGA POR CAUSA DE MULHER QUASE ACABA EM TRAGÉDIA

Uma discussão, supostamente por causa de uma mulher quase acaba em tragédia. Um deles estava armado de pistola, que foi rendida pelo outro que ainda disparou tem vezes ao chão.  A Polícia ainda não chegou ao local. Vídeo interno da incubadora industrial de Itaipulândia mostra a reação dos trabalhadores na hora dos disparos,  que não tinham a menor ideia do que estava acontecendo. Publicidade: